quinta-feira, dezembro 3

Nazistas responsáveis pelo ataque ao trem na Rússia

Na última sexta-feira, quando ocorreu a explosão que atingiu os últimos três vagões do 'Nievski Express', –com 26 russos mortos e mais de 100 passageiros feridos–, a primeira suspeita recaiu sobre separatistas chechenos, financiados pelo extremismo islâmico.

O trem mencionado fazia o percurso Moscou-São Petersburgo. Transportava 682 passageiros. Dentre eles, muitos funcionários públicos que trabalham em Moscou e, habitualmente,  voltam para passar o final de semana na cidade natal.
 
Na explosão foram utilizados, segundo os peritos russos, 7 kg de dinamite.

Ontem, na linha férrea de sentido inverso (São Petersburgo-Moscou), uma potente bomba foi encontrada, tendo falhado o mecanismo de detonação programado para  sábado, 28 de novembro.

Depois de levantamentos nos dois locais, análises comparativas e leitura atenta dos comunicados reivindicando o atentado da última sexta-feira passada, a assessoria do presidente russo Dmitry Medvedev acredita tratar-se de ação do grupo ultranacionalista, terrorista, chamado 'Combat 18'.

É um grupo nazista cujas origens são um grupo de mesmo nome criado há anos na Inglaterra. O 18  se refere as letras 1 e 8 do alfabeto, respectivamente AH de Adolf Hitler.

É totalmente incomum este tipo de ação terrorista no mundo, mas é um movimento esperado pois a sequência propaganda-recrutamento-treinamento-intimidação-incidentes-incidentes violentos-assassinatos-atentados é irrevogável. Sempre vai acontecer.

Na lógica dos grupos terroristas, um atentado bem sucedido e assumido é uma poderosa arma de propaganda para recrutar novos membros, colaboradores e admiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.