terça-feira, outubro 6

Honduras - Carta aberta do presidente José Manuel Zelaya Rosales em relação à comunidade judaica - Honduras -

obs: em relação ao texto abaixo, sua veracidade está confirmada junto a ADL - Anti-Difamation League da B'nai Brith norte-americana e também junto à líderes da pequena comunidade judaica de Honduras que receberam a carta. Em nossa opinião, apesar dos termos contundentes e da exposição de fatos que surpreenderão a você e aos bolivarianos que movem a campanha anti-judaica desde julho, nenhum, repito nenhum, dos textos e vídeos expostos mais abaixo neste blog mostrando as posições anti-judaicas e anti-Israel na questão Honduras deixou de ser realmente veiculado. Uma carta destas não remove o que foi dito. Duvido, que os grupos que usaram a questão para dar vazão ao seu antissemitismo pessoal ou grupal terão a vergonha na cara de divulgar esta carta. José Roitberg - jornalista


Carta aberta do presidente José Manuel Zelaya Rosales em relação à comunidade judaica

Manuel Zelaya


Com respeito a algumas distorções de informação, divulgadas por algumas comunicações da mídia, se referindo a minha posição como Presidente em relação à comunidade judaica, eu comunico o seguinte:

Será de grande valor consultar as secretarias de governo de meu cabinete sobre as acusações de que tenho posições antissemitas. Quando o povo hondurenho me elegeu presidente, eu recebi críticas de alguns antissemitas, porque eu nomeei, entre outras religiões, alguns talentosos e qualificados hondurenhos que praticam o judaísmo como membros do gabinete de governo.

Eu nomeei para a Gabinete da Secretaria de Governo da Presidência, aquele que viria a ser meu braço direito no governo, Yani Benjamin Rosenthal; que me deu um grande apoio no gerenciamento do setor econômico. Este colaborador pessoal me convidou para a cerimônia de Bat Mitzva de sua filha. Eu também nomeei o sr Leo Starkman como Ministro de Investimentos Estrangeiros e em outra ocasião como Ministro da Energia. Eu também nomeei o engenheiro Moises Starkman como Ministro Encarregado dos Bio-Combustíveis. Ele me lembrou, em uma ocasião, o sofrimento do povo judeu nos campos de concentração nazistas. Este colaborador também me informou sobre a importância da expressão Shabat Shalom, um cumprimento usado pelos judeus em honra ao seu dia sagrado da semana. Também em meu governo eu nomeei o sr Jacobo Regalado Weitzemblut como Diretor Geral da companhia de telecomunicações.

Eu acredito que nós devemos respeito a pessoas que praticam religiões diferentes da nossa.

Eu como Cristão Católico recebo muita inspiração para o trabalho que eu tenho como Presidente das doutrinas da religião que eu pratico. Eu profundamente respeito as pessoas que praticam outras religiões; não apenas judeus, mas também evangélicos. Vale a pena mencionar que o mês sagrado do ramadam acabou de terminar e o povo judeu acabou de celebrar o dia mais sagrado de suas fé, o Iom Kippur. Nós todos somos igualmente hondurenhos.

Na sociedade muitas pessoas cometem o erro, inclusive alguns de meus oponentes e alguns dos que me apóiam, de caírem vítimas perante o antissemitismo. Eu rejeito todas as posturas e ataques antissemitas e conclamo com urgência a todos os hondurenhos a fazer o mesmo. Judeus, árabes, asiáticos, povos indígenas, garifunas, afro-hondurenhos e miskitos, todos são hondurenhos que ajudaram a construir esta nação, e se acontecer o que espero, vão continuar para sempre.

Honduras é dividida em linhas políticas, mas nunca será dividida no assunto de liberdade de religião. Nós todos somo hondurenhos e nosso país só pode existir com a igual participação de todos.

Como ser humano e Presidente, eu faço um chamado a todos os hondurenhos a se abster de fazer comentários antissemitas ou quaisquer outros tipos de declarações que impliquem discriminação. Hoje, quando obtiver meu retorno pacífico para a restituição da democracia contra o golpe de estado, eu faço um chamado ao diálogo a todos os setores. O povo hondurenho precisa apoiar a comunidade internacional até ser capazes de restaurar a democracia. 

September 29, 2009
José Manuel Zelaya Rosales
Constitutional President of the Republic of Honduras

Original da carta em espanhol e inglês no site da embaixada de Honduras nos EUA - http://www.smalllinks.com/E3R

5 comentários:

  1. O Zelaya não é Presidente de Honduras, foi afastado pela Corte de Justiça e pelo Congresso Nacional. E a irradiação da Radio Globo de Tegucigalpa foi clara: acusa agentes 'israeltas' - e não israelenses - de tramar o golpe.

    ResponderExcluir
  2. Hoje no mundo inteiro nao temos mais espaço para preconceito seja ele religioso ou raçismo, pois temos que viver em harmonia, o Deus é um só, porque qualquer tipo de preconceito nao leva a lugar nenhum e sim um grande atrazo de vida.
    jorge ceobanyuck

    ResponderExcluir
  3. Shalom !
    Não adianta, em qualquer parte do Globo, como se manifestou aparentemente de forma verdadeira o Sr. José Manuel Zelaya Rosales( Presidente deposto em Honduras) sobre a necessidade de haver uma convivência pacífica entre os diferentes credos. É claramente hipócrita a sua declaração e hipócrita também o é, que em pleno século XXI alguém com a importância pública que possui esse cidadão,declarar tal coisa. É evidente aos olhos do mais simples cidadão de qualquer país que não seja anti semita ou racista -diga-se de passagem - que deve haver sim, uma lei categórica para punir tal comportamento de qualquer pessoa dentro de suas fronteiras hoje em dia, como a que já existe no brasil. O resto é conversa mole prá boi dormir ! Hipocrisía das brabas ! É anti semitismo velado e covarde que merece todo o repúdio e ação punitiva - dentro da lei - possíveis. Lastimo que nosso governo - O brasileiro - aínda não tenha instituido a obrigatoriedade de que se ensine essa história como matéria OBRIGATÓRIA em todas as escolas deste país e, como em todos os outros países deveria haver tal lei.É sabidamente notória a realidade do desconhecimento da real história do povo judeu e da criação do estado de israel à maioria da nação brasileira. Quase ninguém por aqui sabe como o povo judeu tomou posse da "terra santa", quase ninguém sabe sobre a história dos palestinos e como as terras que pertencem a Israel foram compradas a peso de ouro dos árabes que lá viviam quando da criação do estado de israel antes das guerras do Sinai e da guerra dos seis dias;só para dar uma leve pincelada no assunto..
    A ignorãncia à cerca do passado recente do povo hebreu, judeu, Israelita, chamemo-lo como quisermos, não pode ser deixado de lado pela história. Sem falar de outros povos que também foram massacrados no passado e que continuam sendo hoje em dia..Já cansei de ouvir dos supostos "intindidus" no assunto, dizerem que os judeus dominam o mundo com seu dinheiro e que Hitler não fez todo o dever de casa como deveria.( Claro que, tudo isso é dito como uma brincadeirinha inocente..)Alíás como disse aquela participante do BBB9..Foi apenas uma brincadeirinha..
    Se deixarmos essa história cair no esquecimento, o anti semitismo ganhará força total com a apatia daqueles que podem reagir da forma mais enérgica possível que nossas leis permitam para cortar o mal pela raíz desde seu início.É pisando na cabeça da cobra quando é pequena que se extingüe o mal antes que cresça.
    Devemos agir já e, não continuar apáticos como ficaram nossos antepassados no início dos anos 30" na alemanha nazista, achando que nada de mal nos seria feito.
    Shalom U'Vrachá ( Paz e Bênção )
    José Altgenug

    ResponderExcluir
  4. Cortina de fumaça, a ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas) é declaradamente anti-semita, ligada ao Irã e movimentos terroristas islâmicos, a qual este crápula colocou indevidamente Honduras como signatário, não se enganem, o anti-semitismo está crescendo em rítmo galopante na America Latina e na Europa, temos duas opções, ou lutar e esclarecer a verdade para a comunidade maior, ou todos imigrarmos para Eretz Israel, o que não podemos é ficar parados.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. O anti-semitismo não é privilégio de Honduras; a America L A T R I N A toda o é! Nós aqui no Brazil temos nosso presidente Lula convidando e fazendo questão dum relacionamento com Ahmadinejad (eu o chamaria de Ahmadinelkhara), e seu ministro Celso Amorim que por várias vezes demostrou esse racismo, anti-judaismo, anti-semitismo e anti-Israelismo. Infelizmente é um dos meios para os governantes incompetentes e estúpidos de controlarem e manipularem as massas iletradas e politicamente ignorantes!
    S.Levy

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.