sábado, abril 17

Câmara Municipal pode incluir o Holocausto na disciplina de História nos colégios públicos curitibanos

O vereador Emerson Prado (PSDB) levou a proposta de inclusão do Holocausto na disciplina de História do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Curitiba. O parlamentar defende que as noções de racismo, preconceito e crueldade ajudam a conscientizar os cidadãos sobre cidadania, fazendo com que as próximas gerações não permitam atos semelhantes de genocídio e intolerância.

A ideia da proposta é abordar essa questão e mostrar o impacto do acontecimento e seus desdobramentos históricos. Prado declara que se deve evitar a negação e o esquecimento desse período da história. Durante a sessão, os vereadores emitiram suas opiniões a respeito dessa possibilidade. A maioria foi favorável e o projeto está em votação.

Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná, Pablo Berman, rabino da Comunidade Israelita do Paraná, e Leon Knopfholz, presidente da Loja Weizmann da B'nai B'rith Paraná, centenária organização judaica de defesa de Direitos Humanos e Valores Universais, participaram do plenário e defenderam a proposta. Essa não é a primeira vez que a B'nai B'rith busca inserir o Holocausto na rotina dos colégios.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a instituição realizou, em setembro do ano passado, a "II Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto". O evento abordou os desdobramentos e impactos dessa época aos professores da rede pública de escolas municipais. Em seguida, eles deveriam motivar os estudantes entre 9 e 14 anos a escrever uma redação a respeito desse tema. A B'nai B'rith foi fundada em 1843 e atua em mais de 50 países.

Sobre a B'nai B'rith

Fundada em 1843, a B'nai B'rith é uma instituição judaica que promove e pratica os valores universais do Judaísmo, acreditando na capacidade do ser humano de agir com Justiça, atuar e conviver com Amor e que luta pela defesa  dos Direitos Humanos, onde quer que os mesmos estejam sendo violados, independentemente da origem dos atingidos, contra o antisemitismo e o racismo e pela perenidade do povo judeu e do Estado de Israel.

A instituição atua em 54 países. Nos Estados Unidos, a B'nai B'rith fundou a Liga Antidifamação que tem como objetivo deter a difamação do povo judeu.


http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=gente&id=24082 - [15-04-2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.