terça-feira, abril 27

Paul Schaefer, ex-nazi que fundou Colonia Dignidad, morreu na prisão

Paul Schaefer, antigo elemento do exército nazi e fundador no Chile da Colonia Dignidad, morreu hoje em Santiago aos 88 anos, no hospital da penitenciária onde cumpria pena por vários crimes, incluindo abusos sexuais e tortura, informaram fontes prisionais.
   
Schaefer morreu devido a uma complicação cardíaca, indicaram fontes do hospital da prisão.

Em maio de 2006, Paul Schaefer foi condenado a 20 anos de prisão por ter abusado sexualmente de perto de 20 crianças na Colonia Dignidad, uma sociedade beneficente para crianças abandonadas que fundou em 1961 com outros alemães, no sul do Chile.

A justiça determinou também que Schaefer colaborou com o regime de Augusto Pinochet (1973-1990) e que a colónia foi utilizada como centro de detenção e tortura de opositores do regime.

Quando surgiram informações sobre os abusos cometidos no local, o antigo militar nazi deixou o país.

Após oito anos de fuga, Paul Schaefer foi detido em março de 2005 na Argentina e depois extraditado para o Chile onde foi julgado.

A justiça considerou-o ainda culpado de homicídio qualificado, de violar a lei de controlo de armas (no local da colónia foi encontrado um vasto arsenal) e de tortura.

Depois de condenado, Paul Schaefer ficou numa prisão de máxima segurança, mas problemas de saúde levaram-no em julho passado ao hospital prisional onde hoje viria a morrer.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Paul+Schaefer.htm?wbc_purpose=baMODEld%25C2%25A2


Nascido a 4 de dezembro de 1921 na localidade de Sieburg, perto de Bona, Schaefer pertenceu às Juventudes Hitlerianas e prestou serviço como enfermeiro durante a II Guerra Mundial, chegando a sub-oficial.

Cerca de 300 alemães viveram durante vários anos em Colonia Dignidad, a 350 quilómetros de Santiago. Depois da saída de Schaefer, muitos voltaram à Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.