sexta-feira, abril 23

Vídeos com paródias de Hitler no filme 'A Queda' são retirados do YouTube

obs Vaad Hashoa: A notícia que vc lerá abaixo indica que a retirada do ar destas paródias se deve apenas a um sistema automático de bloqueio de conteúdo com direitos autorais no YouTube. Na matéria o diretor do filme diz não concordar com o que foi feito. Por outro lado a quantidade de vídeos nazistas racistas antissemitas que estão postados no YouTube é enorme e não há nem ferramenta automática, nem procediemtno manual de denúncia que remova os vídeos que infringem o código de conduta e ética do próprio YouTube. O dinheiro cala mais alto, neste caso.

José Roitberg - jornalista

Publicada em 20/04/2010 às 17h25m

O Globo

RIO - As paródias da cena do filme "A Queda" onde generais alemães avisam a Hitler que Berlim está cercada por tropas aliadas estão sendo tiradas do ar, por violação de direitos autorais. Segundo o site Open Video Alliance , os vídeos estão sendo bloqueados pelo sistema "Content ID", do YouTube.

Essa ferramenta foi criada a pedido da indústria cinematográfica. Ela checa todos os vídeos publicados e os compara a uma base de imagens marcadas pelos donos de direitos autorais. Dessa forma, mesmo que o nome do filme não eja utilizado no arquivo, imagens protegidas podem ser reconhecidas e sua publicação impedida.

O vídeo "Hitler é banido da XBox Live", que tinha mais de quatro milhões de visitas, não está mais disponível. Dos cinco vídeos publicados neste post do Blog do Bonequinho , apenas um já está fora do ar. Lá ainda é possível ver Hitler reclamando por não conseguir ingressos para Billy Eliot , ao descobrir que Michael Jackson morreu ,que o Twitter está fora do ar e comentando os recordes de Usain Bolt .

No caso, a medida está sendo considerada um tiro no pé. Os vídeos são todos feitos por fãs e funcionam como uma eficiente publicidade gratuita. As paródias já foram elogiadas até mesmo pelo diretor da obra, Oliver Hirschbiegel.

"Alguém me manda o link sempre quando surge um vídeo novo. Acho que já assisti a uns 145 desses. Muitas vezes o texto é tão engraçado que eu chego a gargalhar. Para um diretor, não há uma satisfação maior do que esta".

Hirschbiegel tampouco considera que os vídeos deturpem a ideia do filme, ao fazer piada com a imagem de um líder genocida.

"A ideia do filme é tirar essas pessoas terríveis dos tronos que as transformaram em demônios, torná-las reais e trazer suas ações para a realidade. Acho justo que se torne parte da história e seja usado pelas pessoas como elas quiserem. Se eu ganhasse royalties por isso, seria ainda melhor."

A ideia de receber pelas brincadeiras não é absurda. Quando um vídeo é bloqueado pela ferramenta de "Content ID", o proprietário dos direitos autorais tem três opções: manter o bloqueio, rastrear o vídeo ou "monetizá-lo". No terceiro caso, a página do vídeo receberá publicidade, cuja renda será dividida entre o Google e os autores.

Uma das cenas mais tensas do filme "A Queda", pesado drama alemão de três horas sobre o final do regime nazista, mostra o momento em que os generais precisam avisar a Hitler que Berlim está cercada. Na internet, o desabafo do temido líder se transformou em uma série de paródias nas quais Hitler reclama do fim do Oasis , da morte de Michael Jackson , do Twitter fora do ar , entre outros assuntos banais. "A Queda" foi produzido pelo estúdio alemão Constantin Films.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.