sexta-feira, abril 30

Texto bizarramente antissemita em jornal do Nordeste

Favor ler o texto. A parte antissemita sem nenhuma relação com o resto do texto é o último parágrafo.

São vários fatores que caracterizam o antissemitismo desde que o termo foi criado no século 19 pelo alemão racista e antissemita declarado Wilhelm Marr. A partir dele chegou a haver um congresso mundial antissemita na Alemanha... Um deles é a inserção negativa dos judeus em um assunto ou fato onde sequer figuram ou fizeram parte. É o que o jornalista do Diário do Nordeste fez de forma consciente talvez trazendo a tona o íntimo e sua criação onde o "judeu" está envolvido em todas as coisas más e ruins. O uso do judeu no texto abaixo, além de uma "história" que não é nem histórica nem estória e deve vir de um folclore familiar do autor é para comparar ao "judas traidor" os políticos nordestinos que abandonaram Ciro Gomes. Lamentável falta de criatividade e um abuso em termos de preconceito.

José Roitberg - jornalista

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776088

Azul ou encarnado?

28/4/2010

Nas quermesses para arrecadar fundo para a igreja, a gente ajudava votando nas candidatas dos partidos azul e encarnado. Como na eleição de outubro, mesmo que não goste dos candidatos, a opção é restrita: PSDB ou PT, vermelho ou azul. Os outros dois candidatos não emocionam o eleitor. Acabaram com a possibilidade de um candidato cearense, uma opção para quem não quer a volta do azul e já se cansou do vermelho. Para quem está fora do jogo político fica parecendo que ele se lançou de corpo e alma no abismo da sucessão sem prestar atenção nos avisos. O presidente Lula disse várias vezes que a disputa vai ser plebiscitária. Restou ao deputado cearense, que vai ficar quatro anos sem mandato, estrebuchar: "Lula viaja na maionese, ele perdeu a humildade". E correr para ajudar a reeleição do irmão Cid e do amigo Tasso, garantir uma cadeira na Câmara para Patrícia Saboia. Não tenho a menor ideia como ele vai se comportar diante das candidaturas de Eunício Oliveira e do petista José Pimentel. Ele já disse que o PMDB é "um ajuntamento de assaltantes e que Temer é um dos chefes".

A campanha já se desenha como uma briga de foice no escuro. Do pescoço pra baixo é canela. A refrega já começou pela Internet, espaço novo que os políticos disputam sem cerimônia. É lá que a candidata Dilma já foi confundida com a atriz Normal Benguel numa passeata de rua. Os adversários reagiram logo afirmando que ela sempre lutou na clandestinidade. O paulista José Serra, o que não gosta de nordestino, na opinião de Ciro Gomes, está mais preparado, embora ache que ele seja "um perigo para o País".

Quando a campanha começar no rádio e na tv vai parecer uma disputa entre FHC e Lula. O ex-candidato cearense, que confiou demais nos colegas políticos, só não pode esquecer é a historia do judeu que colocou o filho de três anos numa janela e mandou que pulasse. O garoto viu o pai ali e não pensou duas vezes. O judeu saiu da frente e a criança se estatelou no chão. E ele: isso, meu filho, é pra você não confiar nem em papai. E quando outubro vier, azul ou encarnado?

Wilson Ibiapina - jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.