sábado, fevereiro 20

'Jud Suss', auge e queda de um ator durante o nazismo, na Berlinale

BERLIM — O filme "Jud Suss, auge e queda", do diretor alemão Oskar Roehler - que conta a vida do ator Ferdinand Marian, quem, em 1939, foi protagonista de uma fita de propaganda nazista, promovida por Joseph Goebbels - destacou-se nesta quinta-feira, em Berlim, onde disputa o Urso de Ouro.

Mostra como vive a elite nazista e, em especial, a relação de Goebbels, ministro de propaganda de Adolf Hitler, com os artistas e o mundo do cinema em Berlim, durante a Segunda Guerra, reconstruindo a execução do filme antissemita estrelado em 1940 no primeiro Festival de cinema de Veneza.

Durante o nazismo, o ator Ferdinand Marian (Tobias Moretti) era um dos melhores de sua geração. Era casado com uma bela judia, Anna (Martina Gedeck). Enquanto a filha do casal aprendia cantos e poemas nazistas na escola, eles escondiam um velho ator judeu em sua casa.

Segundo o roteirista Klaus Richter, que escreveu o argumento há oito anos, baseando-se em fatos históricos muito precisos, Hitler ordenou a Goebbels que se encarregasse de fazer uma fita de conteúdo nacional-socialista para desprestigiar os judeus; mas deveria fazê-lo com sutileza, para que não fosse percebido como "propaganda barata".

Goebbels escolheu o ator Ferdinand Marian - que, primeiro, se negou - para o papel de Joseph Suss Oppenheimer, conhecido como "Jud Suss", famoso por ter conseguido aumentar com impostos impopulares os recursos financeiros do ducado de Wurttemberg no século XVIII, tendo sido depois enforcado por acusação de alta traição.

A vida de Oppenheimer inspirou um romance em 1827, adaptado pelo cineasta Veit Harlan em 1940. Seu filme foi amplamente divulgado em toda a Europa, recebendo elogios, na época, de um jovem crítico de cinema italiano chamado Michelangelo Antonioni.

O cineasta Oscar Roehler disse que escolheu fazer o filme com a tentativa de reconstruir o mundo do cinema alemão da época, cheio de autossatisfação e arrivismo.

"Foi depois da Noite de Cristais (o pogrom de 1938 contra os judeus na Alemanha e Áustria). Já se sabia o que estava acontecendo, a perseguição aos judeus. Hitler reprovou a Goebbels não haver filmes nacional-socialistas que exaltassem a glória da Alemanha", declarou Roehler.

Moritz Bleibtreu, o ator que interpreta Goebbels, disse que "Jud Suss" permite aos alemães "atrever-se a olhar de outra forma a própria história, para distanciar-se dela sem esquecê-la".

Roehler disse que sua versão do filme antissemita de 1940 pretendia mostrar "o drama de um ser humano, o ator Ferdinand Marian, sua contradição, sua ingenuidade ao pensar que poderia trabalhar artisticamente num filme de propaganda antissemita sem causar dano aos judeus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.