segunda-feira, maio 10

Argelinos assinalam acontecimentos de Sétif de 1945

Argélia - Um momento obscuro e varrido para baixo do tapete da Segunda Guerra Mundial

Argelinos assinalam acontecimentos de Sétif de 1945

Argel - Milhares de pessoas comemoraram sábado em Argel, os acontecimentos de 8 de Maio de 1945, em Sétif, no Este da Argélia, onde se registou um "verdadeiro banho de sangue", seguido de uma manifestação celebrando à vitória dos aliados contra o nazismo, mas reprimido após a aparição de uma bandeira argelina, noticiou hoje (domingo), a France Press (AFP), citando um ministro argelino.

Em silêncio, os participantes a essa marcha percorreram as mesmas ruas utilizadas a 65 anos antes, quando "a festa da vitória dos aliados sobre o nazismo foi transformada a 8 de Maio e durante dois meses, em banho de sangue", declarou Mohamed-Chérif Abbas, ministro argelino dos Moudjahidine (antigos combatentes).

A repressão pelas forças francesas da manifestação havia provocado manifestações populares não só em Sétif, como também em Guelma e em outras localidades do país, tendo sido duramente reprimidas pelo exército e milícias francesas.

Segundo as autoridades argelinas, teriam perecido nesse período, cerca de 45 mil pessoas.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2010/4/18/Argelinos-assinalam-acontecimentos-Setif-1945,a421589f-2397-40cc-b171-6335e55c0966.html


Um comentário:

  1. Faltou citar as execuções sumárias de "colaboracionistas" promovidas por De Gaulle....

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.