quarta-feira, março 17

Miriam Leitão livre na CBN

Pro pessoal que fica achando que há censura do PT sobre a mídia brasileira e que aqueles dados dos hoax de internet sobre jornalistas cassados e acossados são verdadeiros... O link para ouvir está funcionando.

Enviado por Míriam Leitão -
10.3.2010
|
10h09m
NA CBN

Presos de consciência não são criminosos comuns

O presidente Lula comparou os presos políticos de Cuba a criminosos comuns. Essa declaração é péssima e já é a segunda vez que ele fala isso. Não pode, portanto, dizer que está sendo mal interpretado. Em entrevista à agência de notícias AP, ele afirmou: "Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano, de deter as pessoas em função da legislação de Cuba, como quero que respeitem o Brasil".

Isso parece bom, mas vamos pensar no seguinte: o Brasil vive em uma democracia e aqui se prende dentro da lei; enquanto lá, a legislação cubana é ditatorial. Inclusive tem uma que diz que, se a pessoa não cometeu crime nenhum, mas talvez tenha a intenção de cometê-lo, vai presa. E o que é crime? Fazer, por exemplo, um sindicato independente. Se você tem a intenção de fazer um, como o presidente Lula fez, será levado preso e pode ficar anos na prisão. É uma ditadura.

E o presidente de um governo democrático tem sim que condenar o que está acontecendo em Cuba, porque isso não é interferir em assuntos internos do país, mas defender princípios e valores do povo brasileiro. Imagine se nós estivéssemos agora, em 1938, 1940, e o governo brasileiro dissesse que tudo o que Hitler estava fazendo estava dentro da lei. Mas e a legislação que mandava prender judeus, por acaso era justa?

Mandar prender pessoas que se opõem ao governo cubano é uma lei absolutamente ilegítima, injusta e ditatorial. Então, ele não pode comparar. A única comparação possível seria dizer que, no Brasil, os presos criminosos comuns precisam de melhores condições carcerárias. Então, pode condenar a situação daqui e também a de lá.

Porque os presos de Cuba são acusados pelo governo, mas não cometeram crime nenhum. São presos de consciência, como diz a Organização das Nações Unidos (ONU) e isso é completamente diferente dos que roubam, matam e cometem outros crimes no Brasil. O presidente Lula não deveria usar o seu prestígio internacional para validar os crimes do governo cubano.

Ouça aqui o comentário na CBN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.