terça-feira, março 9

Seria amenaza para los judíos de Venezuela

obs Roitberg: O Aurora israelense costuma ser especificamente sensacionalista na Internet. O texto abaixo deve ser encarado com reservas. Pelo que é dito, o autor, não assinado, seja da matéria, seja do relatório citado, juntou os incidentes pontuais que ocorrearm ao longo dos anos e criou um texto, como daqueles emails descaracterizados, que junta tudo no tempo presente e cria um panorama sinistro, irreal, mas que vai ao encontro do que as pessoas querem ouvir. Assim esses texto passará a ter credibilidade e começará a circular com "olha só o que está acontecendo na Venezuela", "Antissemitismo na Venezuela" etc.

Essa ameaça citada em março de 2010 existe desde a tentativa de golpe que quase derrubou Chaves. Não é novidade, pelo menos não deveria ser. A tática chavista é a mesma tática nazista - tornar impossível a sobrevivência econômica - mas não é dirigida especificamente ao judeus, pelo menos agora. É dirigida a toda a "burguesia" incluídos aí o sapateiro, o sujeito da padaria, o que vende café e sorverte e não apenas à construtora de um judeu que teve sue shooping center expropriado. A coisa é generalizada.

Segundo dados comunitários a situação da Venezuela é tão semelhante a da Alemanha nazista que metade da população judaica já foi embora ao longo destes 10 anos, o mesmo que ocorreu entre 1933 e 1938 na Alemanha. Mas isso não se refletiu em Aliá preferindo a comunidade ira para Miami, para o Panamá e para o Canadá. Apesar dos progrmas sionistas, uma parcela insignificante dos venezuelanos judeus que deixou o país foi para Israel. O que se sabia antes da confirmação destes cerca de 50% de emigrantes, era que a comunidade sempre esteve divida quase ao meio entre os que apoiavam Chaves e os que eram contra.

Como não há mais informação circulando de forma aberta, não é correto declarar que então so 50% que não apoiavam já foram embora ficando apenas os que apoiam. Deve ser mais ou menos isso, mas não exatamente isso, até porque não esperamos que quem apoia o regime vá embora do país.

Publicado 09/03/2010  - Según reporte de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos
 



Un reporte de del veedor de derechos humanos de la Organización de los Estados Americanos advierte de una posible "amenaza a la vida y la integridad física de la comunidad judía en Venezuela", debido a las violaciones de los derechos humanos y políticos en el régimen de Chávez (foto).

En un reporte publicado el último febrero, la Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH), había acusado al Gobierno chavista de crear una atmósfera de "intolerancia política" y "un clima que es hostil a la libertad de derecho a la disensión política".

La información sobre la situación de la comunidad judía en particular, viene tanto de estos reportes, como de fuentes propias del Gobierno venezolano y de organizaciones judías como Bnei Brit Internacional.

En el reporte de la CIDH, se expresa la "preocupación sobre reportes acerca de la situación de la comunidad judía de Venezuela, que se ve especialmente afectada por incidentes de naturaleza violenta".

Citando el discurso antisemita utilizado tanto por los medios como por los oficiales de estado, combinado con actos de vandalismo e "inexplicables" tratos de la Policía Venezolana; el reporte concluye que, "se está creando un clima de intimidación y violencia en contra de la comunidad judía en Venezuela".

El reporte cita también un discurso pronunciado por Chávez en 2005, en el cual, "en un tono antisemita", acusó a "algunas minorías, los descendientes de aquellos que crucificaron a Cristo, los descendientes de los mismos que echaron de aquí a Bolívar y también lo crucificaron a su manera en Santa Marta, allí en Colombia. Son ellos quienes acabaron con el oro en este planeta, la plata, los minerales, agua, la buena tierra, el petróleo; to
dos los bienes, y los concentraron en unas pocas manos", dijo en aquella ocasión.

http://www.aurora-israel.co.il/articulos/israel/Newsletter/27862/?utm_source=Noticias+diarias+Martes-TEA&utm_medium=09-03-2010%202da%20edic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.