quinta-feira, janeiro 28

ADL exige que rabinos e líderes ortodoxos condenem o incitamento de matar não-judeus

ADL exige que rabinos e líderes ortodoxos condenem o incitamento de matar não-judeus

Nova Iorque, 26 de janeiro de 2010 - A prisão de cinco estudantes de uma Yeshiva na Cisjordânia sob a acusação de vandalismo e incêndio criminoso de uma mesquita numa vila palestina próxima, "demonstra o perigo dos ensinamentos do chefe da yeshiva, o rabino Yitzhak Shapira," declarou a Liga Anti-Difamação, chamando os líderes ortodoxos responsáveis para "falar abertamente contra seu livro (de Shapira) como uma perversão do judaísmo." Shapira também está preso e houve centenas de manifestantes protestando contra a ação da polícia.
ADL Urges Rabbis, Orthodox Leaders To Condemn Blueprint For Killing Non-Jews

O livro do rabino Shapira "Torat Hamelech" (A Torah do Rei) afirma ser um guia da lei judaica e inclui passagens promovendo filosofia extremista que desculpa (quem fizer) matar não judeus, incluindo crianças. Shapira declara que só um judeu que mata um judeu viola o mandamento "Não assassinarás."

Abraham H. Foxman, ADL National Directo, publicou a seguinte declaração:


"O livro do 
rabino Yitzhak Shapira é uma perversão do judaísmo, rejeitando os princípios morais e éticos inerentes na fé judaica por uma ideologia extremista que encoraja o assassinato de não judeus. Seus ensinamentos são um anátema não apenas para os dogmas do judaísmo mas para os princípios humanitários e democráticos sobre os quais o Estado de Israel foi fundado.

É ultrajante que vários rabinos proeminentes endossaram este livro. A falha dos líderes religiosos em condenar as visões distorcidas da lei bíblica, defendidas em
Torat Hamelech pode contribuir para uma atmosfera de ataques hediondos, como o ataque contra a mesquita palestina em Yasuf, encorajado e perdoado como se fosse apoiado por mandamentos bíblicos.

Nós aplaudimos aqueles estudiosos rabínicos que condenaram o livro e o baniram de suas escolas. Nós chamamos os rabinos chefes de Israel e os líderes rabínicos da comunidade ortodoxa - nos Estados Unidos e em todo o mundo - para se pronunciar contra este texto como uma perversão do judaísmo, se ocultando como uma interpretação com autoridade da lei bíblica judaica."

O livro tem como co-autores os rabinos Shapira e
Yosef Elitzu do assentamento de Yitzhar, na Cisjordânia, onde Shapira dirige a yeshiva Od Yosef Chai. Dez colonos de Ytzhar foram presos em 18 de janeiro e Shapira foi preso nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.