quinta-feira, janeiro 28

Ensino do Holocausto em escolas precisa ser reforçado

Publicada em 26/01/2010

Reuters/Brasil Online

VARSÓVIA (Reuters) - As escolas e museus europeus precisam tornar mais clara a relação entre o Holocausto e os direitos humanos quando ensinam as atrocidades do nazismo, defendeu um estudo publicado na terça-feira, véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Ministros da Educação europeus vão debater na terça-feira na Polônia o estudo, preparado pela Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia, antes de comparecer às cerimônias de quarta-feira marcando o 65o. aniversário da liberação do campo de extermínio nazista de Auschwitz.

Grupos judaicos manifestaram preocupação sobre o que vêem como um aumento do antissemitismo em alguns países europeus e pediram um incremento no ensino sobre o Holocausto, no qual se estima que seis milhões de judeus foram mortos.

"Os achados do estudo mostram que relacionar o ensino sobre o Holocausto ao ensino sobre direitos humanos representa um grande desafio, não apenas para os funcionários do memorial, mas também para os professores nas escolas", disse a FRA em comunicado.

A Polônia abrigava a maior população de judeus da Europa antes da Segunda Guerra Mundial e diversos campos da morte nazistas estavam localizados em seu território. Auschwitz era o maior e é o mais conhecido deles

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/26/ensino-do-holocausto-em-escolas-precisa-ser-reforcado-915708562.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.