segunda-feira, janeiro 11

Vida nos grupos Macabi antes da Segunda Guerra Mundial e Macabiadas de 1934 e 1935 em BERLIM !

Note que essa apresentação pode ser vista em tela inteira, bastando clicar o quarto botãozinho a partir da esquerda com a palavra "full"

Esta é uma apresentação didática feita pelo Departamento de Ensino em Língua Espanhola do Yada Vashem. Ela mostra fotos inéditas de diversos grupos de jovens dos clubes Macabi por diversas cidades, aldeias e mesmo Shtetels. Vemos jovens fortes, atletas, homens e mulheres, muito diferente daquela imagem tradicional dos judeus "agricultores, religiosos tementes a Deus dos shtetels."

Perto da WW2 dos 3,5 milhões de judeus poloneses apenas 35% eram ortodoxos hassídicos. As outras pessoas levavam uma vida intgrada. Não se sabe o destino destes rapazes e moças. Muitos devem ter estado entre os que foram para a Palestina nos anos antes da guerra e o os outros... Bem... Nada restou.

Para mim além de passarmos a saber que havia um campeonato europeu de futebol entre grupos judaicos, a foto com so motociclistas que foram da Polônia para Tel Aviv, numa história que ainda não foi contada, é uma das mais importantes mensagens sobre a vida judaica que se perdeu na Shoa, no massacre nazista.

This is a presentation made by the Spanish Language School of Yad Vashem. You will see part of the Jewsih Life lost at the Shoa, lost by the Nazi massacre.

The pictures are from various Macabi youth groups in citties, vilages and shtetels. But they are strong men and women. Sports people, not the regular agricultural pios religious shtetel stereotyped Jews.

By the pics we knows that there was a soccer championship between Jewish groups all over Europe.

For me, the best pic at all is of the motorcycle raiders the gone from Poland to Tel Aviv in a story not told yet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.