segunda-feira, janeiro 25

Morre judeu que testemunhou contra Eichman



SOBREVIVENTES NÃO FAZIAM PARTE DO PLANO...

Essa talvez seja a frase que melhor explique porque os judeus continuam caçando e processando seus algozes e os carrascos de suas família. O plano nazista não previa sobreviventes e testemunhas. Mas aqui estamos.

E no dia 19 de janeiro faleceu de câncer aos 84 anos Leon Weliczker Wells um figura importante mas cujos feitos em relação ao Holocausto acabaram sendo esquecidos.

Leon tinha 17 anos em 1943 e estava em Janowska, no campo de concentração de Lvov quando foi colocado no grupo de trabalho forçado para desenterrar e queimar os corpos de dezenas de milhares de judeus e prisioneiros políticos poloneses assassinados em Lvov na tentativa nazi de esconder o que havia ocorrido lá antes da chegada dos soviéticos.

Ele foi testemunha de acusação nos julgamentos de Nuremberg e em 1961 foi testemunha fundamental no julgamento de Eichmann em Israel, único sobrevivente de uma família de 76 judeus.. Escreveu dois livros, sendo o principal o de 1963 "A Brigada da Morte" contando de forma terrível o que foi obrigado pelos nazistas a fazer, quando era apenas uma criança desnutrida de 17 anos.

Abaixo, a parte do julgamento de Eichman transcrito em inglês com o testemunho de Leon. Se vc nunca leu, sugiro que leia

http://tsnoticias.com/vaad_hashoa_br/biblio/the%20trial%20of%20adolf%20eichmann%201961%20session%2022%20with%20leon%20wells.pdf

José Roitberg - jornalista e coordenador do Vaad Hashoa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.