quarta-feira, janeiro 13

Sobrevivente tem pesadelos com Holocausto e escreveu livro "por dever"



Fabiana Seragusa
Colaboração para a Folha Online


Henry Katina tinha 13 anos quando foi levado ao campo de concentração Auschwitz, em maio de 1944, mas mentiu ter 18 para continuar vivo. Logo na chegada, foi separado de sua mãe e de seu irmãozinho de 9 anos, e um de seus maiores arrependimentos foi justamente não ter se despedido dos dois na ocasião – ele nunca mais chegou a vê-los.
"Aquele momento foi muito difícil de esquecer, o que me atormentou mais tarde, pelo fato de não ter dito adeus (...). Mas, naquela hora, quem poderia adivinhar o destino que nos esperava?", conta em um dos trechos do livro "Passagem para a Liberdade" (Geração Editorial, 2009), que mostra detalhes dos dias mais traumáticos de sua vida.

Em entrevista à Livraria da Folha, o sobrevivente do Holocausto – que mora atualmente no Brasil – diz que continua a ter pesadelos com o período de privações e violências físicas e emocionais, mesmo depois de 65 anos. "É horrível sonhar com meu passado, com o campo [de concentração] e minha tentativa de fugir ou de ser iminentemente preso."

Katina diz que carrega um "pesado trauma" por todas as perdas que o Holocausto lhe causou: seus pais e três de seus irmãos morreram. "Sofro constantemente a perda deles, especialmente do meu irmãozinho de 9 anos e de meu irmão Yankel, de 26 anos."

Henry Katina, que demorou pouco mais de um ano para escrever "Passagem para a Liberdade", diz que apresentou uma série de palestras em colégios católicos, para alunos de 16 a 18 anos, e que eles sempre ficavam muito atentos às histórias. "Os professores comentavam que raramente observavam um silêncio e um interesse tão grandes."

Ele também conta que, em um determinado colégio, logo quando ele terminou de falar sobre sua experiência durante o Holocausto, os alunos subiram ao palco para abraçá-lo. "Foi uma forma de expressão e simpatia, fiquei muito emocionado."

Em meio a estas demonstrações de carinho, Katina decidiu escrever um livro contando detalhes dos momentos terríveis que passou a partir de maio de 1944, quando foi levado pelos homens de Hitler, em vagões de carga, para o campo de concentração de Auschwitz.

"Inicialmente, pensei em relatar minha experiência para meus filhos, netos e para futuras gerações. Senti como um dever aos meus pais e irmãos escrever este livro, para demonstrar as injustiças praticadas por seres tão bárbaros. E nós não devemos esquecer o que aconteceu."

"Passagem para a Liberdade"
Autor: Henry Katina
Editora: Geração Editorial
Páginas: 208
Quanto: R$ 23,92
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.