terça-feira, janeiro 19

Sinagoga incendiada e destruída na ilha de Creta

A primeira tentativa foi no dia 5. O fogo foi iniciado debaixo da escada interna da sinagoga e não se espalhou.

No dia 16 de janeiro os desconhecidos voltaram, arromabram novamente a sinagoga da cidade de Hania, na ilha de Creta (Grécia) e completaram o vandalismo antissemita.

O incêndio destruiu quase que completamente a sinagoga, seu telahdo de madeira, a maior parte de seus arquivos, computadores, CDs e cerca de 2.500 livros, muitos deles edições raras.

Esta sinagoga era o centro cultural da vida judaica em Creta e guardava seu acervo histórico. Possui em excelente site:

http://www.etz-hayyim-hania.org/

Em 1944 a sinagoga foi parcialmente destruída pelos nazista em uma ação de prisão de 263 judeus que foram deportados para campos de concentração na Europa. Depois de trancar os judeus em caminhões, os soldados nazistas avisaram por altofalantes que os vizinhos não judeus podiam pegar o que quisessem das casas dos judeus que não mais voltariam.

Se voce quiser ajudar o pessoal de lá na reocnstrução (peça também para incluir um sistema de seguraqnça decente) - mais informações no site:

ALPHA BANK (Hania, Crete)

Account name: Friends of Etz Hayyim

Account # 776-002101-087154

IBAN:  GR74 0140 6600 7760 0210 1087 154

BIC:   CRBAGRAA


Ou cheque para


International Survey of Jewish Monuments
Attn: Sam Gruber

PO Box 210
118 Julian Place
Syracuse, NY 13210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.