sábado, janeiro 30

Celebração do dia 27 no Rio de Janeiro

banner fotos site Fotos do Evento no Rio

http://www.artision.com/blog/

http://picasaweb.google.com/artision.noticias/DiaMundialEmMemoriaAsVitimasDoHolocaustoArtiSionBNaiBRith# - fotos do evento

A Comunidade Judaica carioca celebrou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Instituído pela Organização das Nações Unidas em novembro de 2005, o dia 27 de janeiro marca originalmente a libertação, em 1945, do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau. A proposta do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto é homenagear os seis milhões de judeus e outras vítimas do extermínio nazista entre os anos de 1933 e 1945.

A cerimônia, presidida pelo Presidente da Loja Herut, Dr. Herman Glanz, contou com as participações de Dr. Ernesto Mayer Rymer (Presidente da B'nai B'rith/RJ), Dr. Gerson Hochman (Presidente do Conselho da FIERJ), Prof. Dr. João Ricardo Moderno (Presidente da Academia Brasileira de Filosofia), Coronel Luiz Eduardo Baptista Pereira,(ex-adido militar da Embaixada Brasileira em Israel), Professor Edgard Leite e Aleksander H. Laks (Presidente da Sherit Hapleitá/RJ). A cerimônia foi aberta com a leitura, pelo jornalista Victor Grinbaum (coordenador do Grupo Brasileiro de Articulação Sionista – ArtiSion), de uma mensagem do Sr. Osias Wurman (Cônsul Honorário do Estado de Israel no Rio de Janeiro).

Além da importância da data para a coletividade judaica, os participantes do painel expuseram diversos temas relacionados ao assunto, tais como as raízes filosóficas do nazismo, a pregação das idéias totalitárias nas escolas e universidades, a formação daconsciência do povo alemão da época e o panorama atual, onde idéias semelhantes são pregadas e inculcadas na juventude universitária, com a disseminação na mídia. Também traçaram um paralelo entre as atrocidades das potências do Eixo na Segunda Guerra, a concepção dos assassinatos em massa nos campos de concentração, as ameaças terroristas contra os judeus e os ensinamentos que podem ser extraídos das condutas políticas observadas nos dias de hoje.

Aleksander H. Laks destacou sua experiência como prisioneiro de campo de concentação. Após recitar o El Maleh Rahamin e o Kadish em memória das vítimas do Holocausto, os participantes do evento assistiram ao videoclipe Adon Olam, um rap que questiona as motivações do Holocausto.

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto foi uma realização da Loja Herut da B'nai B'rith Rio de Janeiro e contou com o apoio da Academina Brasileira de Filosofia, Grupo Brasileiro de Articulação Sionista (ArtiSion), Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB) e da Associação Brasileira Beneficente dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista (Sherit Hapleitá). O evento foi seguido de coquetel oferecido pela ChaiDelly.

Um comentário:

  1. isso é muito importante e tem de ser lembrado sempre para que atrocidades como esta não aconteçam novamente.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.