quinta-feira, janeiro 28

Vítimas do Holocausto são homenageadas em Curitiba

Dia 27 de janeiro é comemorado internacionalmente as homenagens em memória das vítimas

Nesta quarta-feira (27), às 19h, o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus participa da cerimônia do Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto, em Curitiba. A data foi criada em 2005, pela Assembléia Geral das Nações Unidas e homenageia os seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

A resolução 60/7 de 1º de novembro de 2005, que denomina o dia 27 de janeiro, já foi adotada por vários países, incluindo Grã-Bretanha, Itália e Alemanha. A data foi escolhida, pois, em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz-Birkenau o maior e o mais terrível Campo de Concentração e Extermínio nazista, em cujas câmaras de gás pereceram, pelo menos, 1.100.000 de seres humanos, em sua maioria absoluta judeus.

"No Paraná, proposta pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, a Lei que institui no calendário oficial do Estado do Paraná a data de 27 de janeiro como "O Dia em Memória das Vítimas do Holocausto" foi aprovada por unanimidade, a exemplo do que ocorre em outros estados da Federação", lembra o presidente da B'nai B'rith do Paraná, Leon Knopfholz.

O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema "O Holocausto e as Nações Unidas" e que incentive a sociedade civil a promover a memória do Holocausto e iniciativas educativas.

Jan Elliasson, que na ocasião da criação da resolução presidiu a Assembléia Geral, lembrou que parte da missão original da ONU, criada após a Segunda Guerra, era assegurar que atrocidades como o Holocausto não voltariam a acontecer.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=133759&t=vitimas-do-holocausto-sao-homenageadas-em-curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.