terça-feira, janeiro 12

Macabi na Europa antes da WW2 e Medalhistas Judeus da Olimpíada de 1936

Textos principais traduzidos para português e alguns slides acrescentados sobre os judeus medalhistas da Olimpíada de 1936 em Berlim.

E muito material inédito sobre os jovens judeus atletas do Macabi por toda a Europa. Judeus muito diferentes daquele estereótipo do shtetel, smepre lembrando que dos 3,5 milhões de judeus poloneses de antes da guerra, apenas uns 35% eram religiosos hassídicos, o que dá um impressionante número de mais de 1 milhão...

Há um material muito curioso sobre Macabíada Alemã em Berlim em 1934 e Mundial também em Berlim em 1935, mesmo com todo o antissemitismo. Em alguns momentos as autoridades alemãs exigiam que as comunidades judaicas aparecessem para mostrar ao mundo que estava "tudo bem" e não consegui saber muito mais sobre estes dois eventos esportivos.

As imagens NÃO valem mais que mil palavras e precisávamos ter mais contexto sobre elas. Mas é um conjunto impressionante de uma pujante vida judaica moderna e inserida na sociedade que foi aniquilada pelos nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.