TRIESTE, 27 JAN (ANSA) - No Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto, o rabino-chefe da cidade italiana de Trieste, Itzhak David Margalit, agradeceu "sobretudo aos italianos que ajudaram os judeus durante as perseguições".
O chefe religioso falou durante a cerimônia realizada em homenagem à data, que ocorreu na Risiera di San Sabba -- campo de concentração e extermínio que operava em Trieste durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Margalit lembrou que muitos italianos "ajudaram também minha família, arriscando suas vidas pelos outros". "A eles vai nosso agradecimento", acrescentou o rabino.
Além do representante judeu, a solenidade contou com a presença do sacerdote sérvio ortodoxo Rasko Radovic, de um representante das Igrejas Protestantes da cidade e do arcebispo católico, Giampaolo Crepaldi.
"Somos convidados a cultivar o dever da oração e da responsabilidade da memória para que no futuro a humanidade seja poupada de tragédias similares", afirmou Crepaldi.
Durante a cerimônia religiosa que se seguiu à civil, o religioso lembrou que "ideologias aberrantes negaram dignidade e liberdade aos homens, filhos de Abraão, pai dos crentes, alimentando distorcidas e desumanas teorias para justificar a eliminação de populações inteiras, de fieis e, em geral, de pessoas indefesas".
O arcebispo de Trieste também confessou ter "esperança de uma humanidade renovada pela fraternidade e paz, na qual a memória do passado se abra para percorrer os caminhos desafiantes da reconciliação, por um mundo no sentido da solidariedade". (ANSA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.