sábado, janeiro 23

Ainda sobre BBB e suástica - lembram do BBB6?

Vcs já viram as suásticas contextualizadas na roupa do guerreiro de kempo tatuada no Marcelo Dourado do BBB10 (foto braço tatuado).

Mas não se fala da eliminação horas ANTES do início do BBB6 do Leandro (BORGO) Moraes quando se descobriu que ele tinha uma página no Orkut com o nome de Leandro Borgo e a foto publicada em anexo, esta sim com as cores do Flamengo, uma suástica nazi e as letras "SS". Não dá para deixar qualquer dúvida como não deu na época. Leandro foi colocado para fora do programa já no hotel, há poucos instantes de embarcar para o programa. E olha que não era nem tatuagem, mas pintura corporal em um baile a fantasia meses antes.

Quando é nazi tá na cara. Não dá para errar ou discutir. Aqui não há uma discussão sobre a ideologia do Leandro, mas apenas sobre a pintura que estava no braço dele.

Fui pesquisar mais para ver se o Shorinji Kempo (pode-se chamar de kung fu japonês), arte marcial da qual o Marcelo Dourado é professor, possui ou não a suástica em sua simbologia. E possui sim. Veja as imagens

No Kempo japonês o símbolo se chama "manji" e é usado em uniformes, tatames e na decoração das academias. Há dois manjis. O URA representa intelecto e força e o OMOTE representa "infinita piedade"

Já é outro uso completamente dissociado do uso budista ou taoista. Mas o Shorinji Kempo não é algo antigo, e sua federação foi criada em 1953 ehoje é praticado em 30 países.

Na foto do grupo abaixo, tirada em 1971, está sentado ao centro Shorinji Kempo o fundador da arte marcial e os kimonos dos atletas não deixam dúvidas.

também temos registrado o brinquedo da Bandai de 1987, um robô lutador de kempo, com a suástica típica desta arte marcial em sua "roupa"

José Roitberg - jornalista

7 comentários:

  1. Acho que é uma BOA DESCULPA falar em artes marciais, blablabla...
    O engraçado que todo skin head e nazi white power gosta muito de artes marciais...E usam a "sabedoria" oriental para exterminar, seja com ameaça ou violência, exatamente o tipo de gente que se encaixa ao NAZISMO de Hitler. Que coincidência, não? Boa desculpa para se esquivar do crime de apologia ao Nazismo. E aqui no Sul, em porto alegre, lamentavelmente tem grandes adeptos aos neonazistas. Delegado Jardim que o sabe. LIBERDADE de expressão pregar ódio aos NEGROS, JUDEUS, NORDESTINOS, AOS GAYS?? Desculpe-me,mas aqui no Brasil todo mundo liga a suástica ao nazismo.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus quanta ignorancia, isso não suastica nazista, é do Kempo, não tem nada a ver com nazismo.

    ResponderExcluir
  3. As autoridades do Brasil estão desinformadas a respeito da suástica. Pela televisão, vi suásticas girando em sentido horário e não anti-horário. A suástica que gira em sentido horário é um símbolo religioso do budismo e do hinduísmo, usado por povos que nada tem a ver com hitlerianos. Observem a suástica dos nazistas e vocês verão que ela gira em sentido anti-horário. Na verdade, as suásticas que estavam estampadas nas camisetas são anti-nazistas, pois giram no sentido oposto ao usado por Hitler.

    ResponderExcluir
  4. Confusões assim somente acontecem em países atrasados como o nosso, em que as pessoas detestam leitura.
    A ignorância a respeito da história da suástica é tão grande por aqui, que as pessoas nem sequer percebem que existem duas suásticas opostas, uma que simboliza a queda da consciência no inconsciente e outra que simbola a emersão da consciência do inconsciente.
    Ao reprimir a suástica budista e hinduísta (que gira em sentido contrário ao da suástica nazista) o Estado está cometendo repressão de um símbolo religioso e violando a constituição.
    É ridículo: como podem fazer leis contra algo que não sabem o que é? Como podem proibir algo que desconhecem o que seja? Somente em um país subdesenvolvido mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Se aqui no Brasil todos ligam a suástica ao nazismo, é simplesmente porque ninguém gosta de se informar e nem de ler. Se estudassem, não fariam tais ligações indevidas e absurdas.
    Acaso os japoneses, hindus e tibetanos são loiros de raça branca pura? E os iranianos, por acaso são arianos puros?
    E mais: sabem de onde vieram os arianos? Não vieram da Europa e nem são nórdicos, como todo mundo pensa, eles vieram do Irã e do Afeganistão. Nesses países a população, que é MESTIÇA, se orgulha de sua origem ariana sem nenhum problema. O fato de estarem misturados com outros povos não os incomoda nem um pouco.
    Budistas, hinduístas, zorastristas, taoistas, japoneses, chineses, afegãos, tibetanos, indianos, iranianos e paquiestaneses não possuem culpa alguma se alguns idiotas roubam o símbolo deles para cometer crimes raciais.
    Estudem primeiro antes de emitirem pareceres depreciativos.

    ResponderExcluir
  6. Caro não "ignorante", vc tem razão. Aqui no Brasil as autoridades fazem uma confusão danada. A suástica tem diversas origens em diversas civilizações. No caso da nazista, houve uma apropriação da indiana (não hindu). A bandeira nazi era uma bandeira dos "bons ausípicios e bons caminhos", mas ganhou outro significado APENAS para o mundo ocidental. No mundo oriental a suástica manteve seu curso e continua sendo utilizada no dia-a-dia, como parte inerente da cultura, sem nenhnum envolvimento com o nazismo. Quando há envolvimento isso é muito claro, como bares temáticos de campos de concentração na Coréia, ou lojas com poster de Hilter na fachada e até mesmo grifes de roupas.

    Quando ao sentido da suástica, para a esq ou para a direita, vale lembrar que as bandeiras nazis, como todas, eram transparentes ao sol e a suástica era vista indistintamente de uma forma ou de outra. Já houve um momento em que a direção importava, mas de uns 20 anos para cá, o que importa é o contexto.

    Os cultos budistas e hindús são protegidos pela nossa Constituição como qualquer religião e seus símbolos religiosos não podem ser persegidos ou proibidos. Apenas a suástica como "apologia, propaganda" do nazismo é que tem produção, distribuição e venda proibidas. A suástica histórica é permitida.

    ResponderExcluir
  7. Isso aqui prova como somos um povo culturalmente retardado, que não diferencia nada, reprime símbolos religiosos inofensivos e, para piorar, viola a própria Constituição em nome do politicamente correto:

    http://tvig.ig.com.br/noticias/brasil/buda+com+suastica+gera+polemica-8a49800e2b4a9e15012b4b9484a5107a.html

    Policiais da Delegacia contra Crimes de Intolerância Religiosa praticando intolerância religiosa e perseguindo um símbolo sagrado do budismo e do hinduísmo!!! É de matar!! Deveríamos enfiar a cabeça em um buraco e nos escondermos por um ato tão ridículo.
    Sinto-me profundamente envergonhado por tais fatos ocorrerem no meu amado país e por minha amada nação ter caído tão baixo em termos culturais, a ponto de se expor a tais ridículos e todo mundo achar normal!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos de qualquer espécie, discurso de ódio e propaganda serão removidos. Hatred speach and propaganda comentarys will be removed. Para atrapalhar os spammers vc terá que digitar a palavra de verificação.